Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17053
Título: A Paraíba nos laços da Ditadura Militar: história e historiografia contemporânea
Autor(es): Rocha, Rodrigo Vieira
Palavras-chave: Ditadura militar
Memória
Historiografia
História da Paraíba
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: O presente trabalho analisa a História e a Historiografia Contemporânea do Estado da Paraíba entre os anos de 1964-1985, denominado historicamente como Ditadura Militar, na visão de vários livros e autores, e a partir das obras “Golpe Civil Militar e Ditadura na Paraíba: História, memória e construção da cidadania”, coletânea organizada por Éder da Silva Dantas, Paulo Giovani Antonino Nunes e Rodrigo Freire de Carvalho e Silva; “A Ditadura na Paraíba: listas com mortos, desaparecidos, torturados e torturadores”, de Gilvan de Brito; bem como do Relatório Final da Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória do Estado da Paraíba (CEVPM-PB), o qual contou com a participação de Fábio Fernando Barboza de Freitas; Herbert Andrade Oliveira; Iranice Gonçalves Muniz, dentre outros membros. Graças a esses personagens, temos ao nosso alcance a memória de um povo que vivenciou a Ditadura na Paraíba e assim, em registros feitos em relatório apresentado pela Comissão a qual enfatiza o surgimento e a luta das Ligas Camponesas, a História ganha fôlego ao alcance da democracia bem longe dos moldes do autoritarismo, na perspectiva de esclarecer para as futuras gerações a passagem dos militares na historiografia do país e da sociedade paraibana.
Descrição: ROCHA, R. V. A Paraíba nos laços da Ditadura Militar: história e historiografia contemporânea. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17053
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo Vieira Rocha.pdf419.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.