Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17067
Título: Artesanato com algodão colorido - BRS na Vila do artesão em Campina Grande - PB: um diagnóstico das relações comerciais
Autor(es): Ramos, Tatiana Oliveira
Palavras-chave: Algodão colorido
Comércio
Artesãos
Cultura
Data do documento: 17-Abr-2018
Resumo: A transformação de Campina Grande através do comércio do Algodão branco (Gossypium hirsutum, L.), teve início quando homens montados em cima de muares, chamados de tropeiros, traziam, principalmente, do Sertão do Estado da Paraíba, vários fardos de algodão, para serem comercializado na cidade e isso impulsionou a sua modernização e mais tarde, pela chegada do Trem. Durante vários anos essa cidade foi uma das mais importantes exportadora de algodão no mundo, representando muito para sua história. Atualmente, surgiu um novo mercado de algodão, com várias tonalidades, o Algodão colorido – BRS, que não é vendido em fardos, a exemplo de cem anos atrás, mas como artigos que são confeccionados através de mãos artesanais, a maioria desses produtos são encontrados num espaço próprio, a Vila do Artesão, um ambiente que reúne outros tipos de artes, além de artesanatos com algodão. Diante do exposto, a presente pesquisa objetivou analisar os benefícios do trabalho dos Artesões com o Algodão colorido – BRS, na Vila do Artesão, em Campina Grande - PB e sua representação no mercado. Para a realização desse estudo aplicou-se os métodos exploratório, descritivo, quantitativo e qualitativo. A pesquisa mostrou que o Algodão colorido – BRS, já trouxe outra visão a cidade no século XXI, a de sustentabilidade, valorização do artesanato, cultura local e importância econômica. As Artesãs afirmaram que o movimento das pessoas da cidade ao local de venda é pequena durante o ano, a visitação é mais frequente no mês de Junho, quando ocorre a realização dos festejos juninos, pois os turistas são quem mais visitam a Vila do Artesão, quando a divulgação é mais frequente. Mesmo com muitas dificuldades, todas as entrevistadas relataram que fazem um bom lucro durante todo o ano. Em todas as etapas realizadas do trabalho, observou-se o espaço que o Algodão colorido – BRS, vem conquistando nas áreas de pesquisa e economia, o que traz benefícios à população campinense, eleva o nome de Campina Grande em rede nacional e com isso atrai novos possíveis investimentos de empresas com foco no produto e na arte.
Descrição: RAMOS, T. O. Artesanato com algodão colorido - BRS na Vila do artesão em Campina Grande - PB: um diagnóstico das relações comerciais. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17067
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiana Oliveira Ramos.pdf1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.