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dc.contributor.authorSouto, Valkênia Kuirlly Gomes de-
dc.date.accessioned2018-07-12T15:29:20Z-
dc.date.available2018-07-12T15:29:20Z-
dc.date.issued2018-06-18-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17083-
dc.descriptionSOUTO, V. K. G. de. Contribuições do PIBID para a formação docente: as vozes de licenciados/as da UEPB e UFCG. 2018. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho discorre sobre o tema formação de professores, tendo em vista que o mesmo é alvo constante de discussões dentro das próprias instituições de ensino superior. Levando em consideração que muitos estudantes dos cursos de licenciatura não tem oportunidades de estar na sala de aula, no decorrer do seu curso, pondo em prática as teorias abordadas na academia, me proponho a discutir a formação de professores, partindo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com objetivo de investigar as contribuições deste programa para a formação dos estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), focando na maneira como estes estudantes dos cursos de licenciatura veem o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, como também averiguar as percepções dos licenciandos e dos ex estudantes destas instituições que participaram do programa, e o que este acarretou em sua formação. Para tanto utilizou-se relatos de 10 alunos dos cursos de licenciatura de ambas universidades, com idade média de 24 anos. O questionário proposto foi de cunho qualitativo, contendo 11 questões, sendo uma de identificação pessoal e as restantes discursivas. Para analisar as respostas obtidas baseei minha análise de dados no método proposto por Engers (1994). Portanto fundamento este trabalho em autores como Freire (1983; 1994; 1996; 1997), Azanha (2006), Tardif (2002), Nagle (1987), AU (2011), Souto (2017) e Santos (2010). De forma geral os resultados obtidos a partir desse estudo foram positivos, no que diz respeito a sua formação como profissional da área de educação, pois o programa ofereceu experiências engrandecedoras para os alunos que participaram do PIBID. Conclui-se, no que diz respeito ao PIBID que este cumpre com os objetivos propostos pela CAPES, sendo uma ferramenta a mais, que gera oportunidades para os estudantes dos cursos de licenciatura, complementando e auxiliando na sua formação inicial docente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Elizabete Carlos do Valept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBIDpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectUniversidade de ensino superiorpt_BR
dc.titleContribuições do PIBID para a formação docente: as vozes de licenciados/as da UEPB e UFCGpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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