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dc.contributor.authorBastos, Karen Ohana Sousa-
dc.date.accessioned2018-07-12T15:33:24Z-
dc.date.available2018-07-12T15:33:24Z-
dc.date.issued2018-06-18-
dc.identifier.issnCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17084-
dc.descriptionBASTOS, K. O. S. Os impactos do programa de bolsa de iniciação à docência na formação de licenciados (as): relato de experiência. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa de formação de professores que oportuniza aos licenciandos vivenciar a realidade educacional, enquanto ainda está no processo de formação docente, ou seja, além de conhecer o âmbito educacional, ele terá a oportunidade de atuar em sala de aula. Sendo assim, esse programa é importante para a formação do futuro profissional, pois permite uma vivência e experiência em sala de aula que apenas na academia não seria possível adquiri-la. Essa pesquisa objetiva refletir sobre a importância do PIBID para o repensar da formação inicial de professores; detectar as possíveis contribuições do programa para a escola básica, instituição que recebe os licenciandos, a partir da visão da professora e da minha experiência como ex-bolsista, ampliando assim o conhecimento a respeito deste programa. Configuram-se como sujeitos desta pesquisa, uma professora supervisora, dez alunos do 5º ano de uma Escola Municipal e uma ex-bolsista. Foram analisadas duas atividades com o intuito de compreender as contribuições referentes ao desenvolvimento dos alunos e aplicado um questionário buscando as impressões e contribuições do programa para a professora supervisora; A Fundamentação teórica é voltada para a formação de professores com autores como: Freire (1996), Soezek (2011), Nagle (1987), Parra (1987), Gatti (2013), Tardif (2002). A coleta e análise dos dados seguiram uma abordagem metodológica qualitativa proposta por Santos (2010). Os resultados encontrados na pesquisa mostram que: os alunos evoluíram de forma bastante significativa com os trabalhos voltados para o desenvolvimento da leitura e da escrita, com relação à professora supervisora, seu relato mostra que o PIBID veio para aperfeiçoar sua prática como docente, trazendo benefícios em sua formação e no que se refere à minha experiência como ex-bolsista, houve uma contribuição no que diz respeito à minha formação docente, afirmando que participar de um programa como este é benéfico para os envolvidos. Percebe-se que o PIBID é um programa que beneficia todos os envolvidos, unindo a teoria vista no âmbito acadêmico e a prática da sala de aula para ofertar uma educação com qualidade, visando o desenvolvimento do alunado e a formação de qualidade do futuro docente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Elizabete Carlos do Vale.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBIDpt_BR
dc.subjectFormação de docentespt_BR
dc.titleOs impactos do programa de bolsa de iniciação à docência na formação de licenciados (as): relato de experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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