Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17085
Título: Educação e conhecimento verdadeiro em plantão
Autor(es): Arruda, Diogo Henrique
Palavras-chave: Filosofia platônica
Pedagogia platônica
Conhecimento
Data do documento: 6-Jun-2018
Resumo: Um caminho de acesso ao pensamento pedagógico platônico é encontrado no seu diálogo mais conhecido, A república. O artigo assume como objetivo apresentar alguns aspectos deste projeto educacional discutidos na obra A república, de modo mais específico no seu capítulo VII, na famosa Alegoria da Caverna. Uma pergunta guia a nossa reflexão: Qual a ideia de educação em Platão? O contexto das teses educacionais platônicas envolve o debate com os sofistas a respeito de como deve ser conduzido o processo educativo. Assim, entender a educação em Platão implica compreender o processo de ascensão, libertar-se das imagens do conhecimento, as opiniões individuais (doxas), até se atingir a opinião verdadeira, o reto conhecimento (episteme), analisando a dialética entre o conhecimento sensível e o conhecimento inteligível. Todos estes temas importantes para uma apresentação de aspectos da pedagogia platônica encontram-se sintetizados no famoso diálogo que será objeto da nossa reflexão.
Descrição: ARRUDA, D. H. Educação e conhecimento verdadeiro em plantão. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17085
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diogo Henrique Arruda.pdf362.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.