Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17087
Título: O conceito de liberdade sartriano na obra O Ser e o Nada
Autor(es): Silva, John Wayne André da
Palavras-chave: Liberdade
Existencialismo
Fenomenologia
Data do documento: 31-Jul-2017
Resumo: O trabalho disserta acerca do conceito de liberdade sob a ótica do filósofo Jean-Paul Sartre, a partir de sua obra filosófica mais importante O Ser e o Nada. Assume-se o objetivo de esclarecer a construção deste conceito com base no ensaio do autor sobre ontologia fenomenológica, assim apresenta-se resumidamente as principais categorias que são utilizadas nesta análise da liberdade e que se constituem em noções fundamentais do pensamento existencialista. Para Sartre, a liberdade é condição existencial do homem. Sendo assim, ele recorre ao método fenomenológico para realizar uma filosofia da liberdade totalmente pautada nesta condição existencial do ser humano. Apresentaremos as razões para sustentar que o homem está condenado a ser livre e que é a partir dessa liberdade inexorável que ele poderá realizar a si mesmo. Para alcançar os objetivos propostos dividimos o trabalho em sete tópicos que esclarecem o pensamento sartriano, são eles: em busca do ser, ser-em-si, ser-para-si, o nada, liberdade existencial, má-fé, e angústia da liberdade. Ao final da pesquisa foi possível observar que o ser humano é um ser factual e histórico, e a liberdade é uma condição existencial dele e o motivo de sua angústia.
Descrição: SILVA, J. W. A. da. O conceito de liberdade sartriano na obra O Ser e o Nada. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17087
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - John Wayne André da Silva.pdf495.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.