Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17088
Título: Filosofia no ensino médio: da filosofia ao filosofar
Autor(es): Silva Júnior, Isaque Francisco da
Palavras-chave: Filosofia
Ensino de filosofia
Metodologia de ensino
Data do documento: 11-Mar-2014
Resumo: Neste trabalho apresentaremos uma problematização de como a filosofia tem sido ensinada e como, segundo os teóricos aqui citados, ela deveria está sendo apresentada aos alunos do ensino médio. Mostraremos parte da história Do ensino da filosofia no país, sendo que ela teve um caminho de altos e baixos e idas e vindas ao ensino público no Brasil. O ensino de filosofia no Brasil teve sua fragilidade fundamentada na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1946, pois ela já compreendia a disciplina de filosofia como de pouca importância, e com o passar dos anos deixou de ser obrigatória nos vestibulares e na grade curricular. Analisaremos também o debate histórico entre as opiniões de Kant e Hegel de como deveria ser o ensino de filosofia, pois para eles em suas perspectivas filosóficas, este ensino requer um cuidado a mais pelo teor nele contido. Argumentaremos a favor da postura de como o professor filósofo deve portar-se frente às necessidades apresentadas com o recente retorno da filosofia às escolas públicas.
Descrição: SILVA JÚNIOR, I. F. da. Filosofia no ensino médio: da filosofia ao filosofar. 2014. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17088
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isaque Francisco da Silva Júnior.pdf432.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.