Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17092
Título: Hans Jonas e uma ética da responsabilidade e da sustentabilidade
Autor(es): Souza, Rosineide Santos de
Palavras-chave: Ética filosófica
Responsabilidade
Natureza
Homem
Data do documento: 14-Mai-2018
Resumo: O presente estudo possui natureza bibliográfica, no qual pretende refletir acerca de uma ética sustentável, partindo da perspectiva do filósofo Hans Jonas. Para isso, analisou-se a obra O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica, escrito por este filósofo. Neste ensaio pode-se perceber que o ponto primordial da ética na concepção de Hans Jonas é a questão da responsabilidade voltada para a natureza e para as futuras gerações. A preocupação ética deste filósofo não deixa de lado nenhum ser vivo que compõe a natureza. Jonas critica as éticas tradicionais as quais estavam alheias a um agir ecológico. Segundo Hans Jonas, cabe ao ser humano, por ser ele racional, se preocupar com as futuras gerações e não somente com o presente. A forma de responder a isso seria zelando pelo meio ambiente, que agora, em uma nova visão ética, deve ser visto como a casa do ser humano. Refletindo, poder-se agir de forma mais cautelosa, pois é a vida que está em jogo. Desse modo, o amanhã é resultado do hoje. Pode-se dizer que a nova ética, sugerida por Jonas, está voltada para o presente e também para o futuro, e por isso ela pode ser considerada sustentável. Sendo assim, ao longo deste trabalho buscou-se apontar alguns elementos que fundamentam a ética desenvolvida por Jonas, também buscou-se relacioná-la às concepções éticas anteriores.
Descrição: SOUZA, R. S. de. Hans Jonas e uma ética da responsabilidade e da sustentabilidade. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17092
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosineide Santos de Souza.pdf419.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.