Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17103
Título: Musicalização dos quadrinhos: criação e motivação do ensino de história
Autor(es): Paiva, Biagio Ítalo Ribeiro Grisi
Palavras-chave: Ensino de história
Historias em quadrinhos
Música
Recurso pedagógico
Data do documento: 26-Out-2016
Resumo: A música pode se constituir em uma ferramenta de educar quando também articulada as historias em quadrinhos. Neste artigo construímos uma História em Quadrinhos a partir de uma música, usando-os para ensinar história sobre o saber local no contexto da educação básica. Nosso principal objetivo é demostrar que é possível ensinar história nos quadrinhos utilizando o artifício da música, pois ao transformar a letra da música em quadrinhos, permite que o educando aprenda através de novas linguagens e especificamente perceber que o aluno pode desenvolver seu próprio HQs a partir da sua bagagem musical a partir do seu meio social e cultural. Nossa metodologia partiu de uma pesquisa bibliográfica e musical e da aplicação do método para construir HQs em sala, usando autores como (VERGUEIRO, 2010) e seus conceitos e métodos se como ensina a partir das HQs, (FISCHER, 1997) e suas contribuições sobre a vida social do indivíduo, (TAVARES, 2011) e as suas percepções sobre o uso das HQs no ensino, (LOVETRO, 1995) e (NAPOLITANO, 2002) abordando os diversos aspectos culturais dentro da sociedade. Utilizamos a música de Raimundo Asfora e Rosil Cavalcanti (Tropeiros da Borborema) que ficou conhecida na voz do cantor Luiz Gonzaga, os quadrinhos foram auto desenhados e a letra da música transformadas em texto para compor como narrativa da história em quadrinho, de acordo com a estrutura de gênero textual, pode ser utilizada na escola para ensinar sobre a história local. Consideramos que os quadrinhos enquanto artefatos de arte são educativos e propiciam a construção de novos saberes se articulados as novas linguagens, a exemplo da música, quando os mesmos utilizados no ensino de história.
Descrição: PAIVA, B. I. R. G. Musicalização dos quadrinhos: criação e motivação do ensino de história. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17103
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Biagio Ítalo Ribeiro Grisi Paiva.pdf3.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.