Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17116
Título: A autonomia financeira da Polícia Civil: perspectivas para uma nova gestão
Autor(es): Vilela, Marcos Paulo dos Anjos
Palavras-chave: Autonomia Financeira
Principio da Eficiência
Policia Civil
Data do documento: 7-Dez-2016
Resumo: A autonomia financeira corresponde à capacidade conferida aos órgãos ou entidades de elaborar e executar a proposta orçamentária, conforme a dotação prevista em lei, como forma de tornar o serviço prestado mais eficiente. Nesse sentido, o presente trabalho trata da autonomia financeira como atributo que pode trazer eficiência na gestão das polícias civis brasileiras. Esse tema coloca em pauta conceitos de autonomia, eficiência e administração gerencial. Com isso, a pesquisa se propõe a analisar a autonomia financeira da Polícia Civil como perspectiva para nova gestão. Além disso, o estudo da viabilidade de lei em âmbito federal que uniformize o tratamento das polícias civis pode indicar o caminho para estabelecer a autonomia financeira. O método de abordagem utilizado é o dedutivo. Quanto à técnica, a pesquisa se valeu das fontes bibliográficas, em livros, artigos, textos de lei e de constituições estaduais e federal e da jurisprudência sobre o tema. Conclui-se que a Polícia Civil tem condições de se tornar independente do Poder Executivo nos moldes do que ocorreu recentemente com a Defensoria Pública. Desse modo, a gestão dos órgãos policiais civis podem se aproximar do modelo adotado no setor privado, que visa metas, resultados, o comando por líderes e funcionários motivados.
Descrição: VILELA, Marcos Paulo dos Anjos. A autonomia financeira da Polícia Civil: perspectivas para uma nova gestão. 2016. 37f. Monografia (Especialização em Segurança Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17116
Aparece nas coleções:I - EGESP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcos Paulo dos Anjos Vilela.pdf10.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.