Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17119
Título: Motivação como um processo eficaz na gestão estratégica no âmbito da segurança pública: estudo de caso na corregedoria da Polícia Civil do estado da Paraíba
Autor(es): Bezerra, Pollyanna Sonally da Cunha Pedrosa
Palavras-chave: Motivação
Serviço Público
Policia Civil
Data do documento: 5-Dez-2016
Resumo: No moderno contexto da administração pública, a busca incessante por satisfação dos seus servidores apresenta-se como enfoque primordial. Entretanto, pode-se assegurar que é um assunto ainda desafiador no âmbito organizacional, o que pode ser percebido pelo elevado número de servidores ainda desmotivados e insatisfeitos na realização de seus trabalhos. Diante desse contexto, e com o intuito de contribuir para o aprofundamento teórico dos conhecimentos aplicados no âmbito governamental, notadamente no viés da Polícia Civil do Estado da Paraíba quanto à eficaz motivação dos seus servidores, este estudo teve por objetivo analisar os fatores motivacionais preponderantes para satisfação no trabalho no âmbito da gestão estratégica – Corregedoria da Polícia Civil do Estado da Paraíba. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo descritivo, exploratório baseado num estudo de caso aplicado a 18 agentes (dentre eles, Delegados Corregedores, Agentes de Investigação e Escrivães de Polícia Civil, assegurando-se o caráter sigiloso de identificação) o que corresponde a 47% do universo considerado. Foi utilizado o instrumento questionário, composto por quatro variáveis, (para avaliação do perfil dos servidores e principais fatores higiênicos e motivacionais) as quais possibilitaram por meio de análise estatística descritiva chegar aos resultados mais significativos, dentre os quais: há predominância de desmotivação, ausência de reconhecimento pelo trabalho realizado pelo servidor, grau elevado de insatisfação quanto à remuneração recebida, pouco treinamento e capacitação. Várias são as pesquisas sobre o assunto, mas como constatado, esse tema é complexo e não pode nunca parar, visto que o perfil dos colaboradores vem mudando e a motivação acompanha suas expectativas pessoais e profissionais, isto porque um dos grandes desafios das organizações nos dias de hoje é criar um ambiente de trabalho motivador para seus colaboradores.
Descrição: BEZERRA, Pollyanna Sonally da Cunha Pedrosa. Motivação como um processo eficaz na gestão estratégica no âmbito da segurança pública: estudo de caso na corregedoria da Polícia Civil do estado da Paraíba. 2016. 65f. Monografia (Especialização em Gestão Estratégica em Segurança Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17119
Aparece nas coleções:I - EGESP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pollyanna Sonally Da Cunha Pedrosa Bezerra.pdf13.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.