Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17123
Título: Gestão da informação: a evolução histórica da Polícia Civil de carreira da Paraíba, nos últimos 35 anos.
Autor(es): Gonçalves, Maria Zilene Moreira
Palavras-chave: Gestão da Informação
Evolução Histórica
Policia Civil de Carreira
Data do documento: 6-Dez-2016
Resumo: Em um mundo cada vez mais caracterizado pelo avanço tecnológico e pelas novas tecnologias da informação, impulsionadas pelo processo de globalização da economia; as informações constituem o insumo básico para o trabalho das organizações, e a forma como elas a produzem, organizam, disponibilizam e utilizam é que determinarão a natureza e efetividade das atividades desenvolvidas. Considerando que não consta registro sobre a história da Polícia Civil de Carreira da Paraíba e sua evolução, este estudo tem por objetivo analisar por meio da gestão da informação a evolução histórica da Polícia Civil de Carreira no Estado da Paraíba. A estratégia metodológica utilizada foi baseada num estudo de caso de caráter exploratório e documental que teve como instrumento de coleta a observação assistemática. Como resultados, percebeu-se que a gestão de informação é um processo que depende do ser humano na promoção de associação de informações, discussões, troca de experiências, observações, condicionado a criação do conhecimento. Facilita o acesso à informação e a comunicação entre as pessoas, da mesma forma que cria condições para aprendizagem organizacional. Como considerações, este estudo revelou que tanto os servidores que passaram pela Polícia Civil do Estado da Paraíba como os que continuam trabalhando nela têm dado sua contribuição para construir essa história que se busca preservar. Por trás de cada aspecto levantado, há muitos sujeitos que contribuíram com seu trabalho e ações, motivados pelas demandas do seu tempo e pela situação social, política e econômica de cada época. Conclui-se, portanto que preservar a memória institucional não é só resgatar o passado. Também é compreender as diferenças e reconhecer os limites de cada período. É ter referenciais consistentes para construir o presente e planejar o futuro. É descobrir valores e renovar os vínculos. É refletir sobre a história, não somente como quem recorda, mas exercitando uma verdadeira práxis, em que a reflexão e a prática andam lado a lado.
Descrição: GONÇALVES, Maria Zilene Moreira. Gestão da informação: a evolução histórica da Polícia Civil de carreira da Paraíba, nos últimos 35 anos. 2016. 72f. Monografia (Especialização em Gestão Estratégica em Segurança Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17123
Aparece nas coleções:I - EGESP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Zilene Moreira Gonçalves.pdf15.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.