Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17124
Título: O estilo de liderança como um processo facilitador na gestão estratégica na segurança pública: um estudo de caso na delegacia de crimes contra a pessoa do município de João Pessoa/PB/delegacia de homicídios
Autor(es): Silva, Maria das Dores Coutinho da
Palavras-chave: Estilo de Liderança
Gestão Estrategica
Segurança Pública
Data do documento: 15-Dez-2016
Resumo: Ao longo do processo evolutivo das organizações, sejam estas públicas ou privadas, a temática liderança vem sendo amplamente abordada por diversos autores, tendo evoluído e surgido, por conseguinte, muitas teorias, abordagens e estilos de liderança que elucidam este fenômeno. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo principal analisar sob a ótica dos servidores da Delegacia de Crimes contra a pessoa de João Pessoa-PB/ Delegacia de Homicídios da Capital como se encontra o papel da Liderança no processo da gestão estratégica sob o aspecto estilo e comportamento de liderança. Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório baseado num estudo de caso, com um universo composto por 45 agentes policiais. A base amostral utilizada correspondeu a 66,6% do universo considerado, ou seja, 30 agentes policiais, escolhidos por acessibilidade Utilizou-se o instrumento questionário, composto por vinte questões divididas por quatro variáveis, dentre as quais estilo e comportamento de liderança. Os dados foram processados e submetidos à análise, utilizando-se, para tal, a estatística descritiva. Os resultados apontaram, dentre os mais significativos que o estilo de liderança predominante diz respeito ao estilo participativo e carismático, estilo tido como essencial no contexto de uma instituição policial. Quanto ao comportamento da liderança, os servidores destacaram a competência como característica positiva e a impaciência como a negativa, além de apontar o reconhecimento como fundamental para o desempenho das atividades pela equipe. Foi possível também perceber que existe uma insatisfação com a postura do líder no oferecimento do treinamento e suporte para realização de um novo trabalho. Conclui-se a partir desses resultados a expressiva importância da liderança numa instituição policial, posto que investigar crimes contra a vida requer do profissional uma preparação técnica para gerir seus objetivos junto a sua equipe e que o líder não pode ser confundido com um chefe, ele deve ter habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum, desenvolver equipes com alto grau de desempenho, capazes de assumir uma tarefa e ter competência suficiente para realizar suas atividades sempre com foco voltado para os objetivos da instituição.
Descrição: SILVA, Maria das Dores Coutinho da. O estilo de liderança como um processo facilitador na gestão estratégica na segurança pública: um estudo de caso na delegacia de crimes contra a pessoa do município de João Pessoa/PB/delegacia de homicídios. 2016. 74f. Monografia (Especialização em Gestão Estratégica em Segurança Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17124
Aparece nas coleções:I - EGESP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria das Dores Coutinho da Silva.pdf16.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.