Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17126
Título: A vulnerabilidade do policial civil, a complexidade dos confrontos sociais e a resolução de conflitos
Autor(es): Silva, Elizabete Gomes da
Palavras-chave: Policial Civil
Vulnerabilidade
Interpessoais
Data do documento: 1-Jan-2016
Resumo: A presente pesquisa se desenvolveu na perspectiva de que quanto melhor para polícia, melhor para sociedade e consequentemente melhor o povo e para as suas autoridades. Justifica-se o estudo diante da presunção de relevância que se constrói o problema central ao se indagar: como e por onde começar o revigoramento dos valores e de ações, na direção de enfrentar a criminalidade e a violência? Isso sempre dentro de um contexto maior de aprimoramento do sistema policial, para identificar novos paradigmas nas relações deste para com a comunidade. O agente público revestido das funções policiais no ambiente administrativo público brasileiro, acumula responsabilidades de subjetividade extrema da formação, da capacitação e da qualificação, reclamando maior presença no planejamento e nas ações estratégicas de prevenção e de repressão ao crime. Neste trabalho, o objetivo principal é analisar o papel do policial civil enquanto servidor público, e sua vulnerabilidade em face da complexidade de problemas que envolvem o cidadão brasileiro em relação social que terminam por desembarcar sobre o olhar policial em busca de proteção e solução. A metodologia empregada, inicia-se com o estudo de reflexão centrando-se na atividade de revisão bibliográfica, e a posteriori, com dados complementares qualitativos conforme pesquisa de dados que indicam efetivos fatos interpessoais registrados na Centro Integrado de Operações (CIOp), da Secretaria da Defesa e da Ordem Social do Estado da Paraíba, recebendo atenção analítica. Além dessas etapas descritivas, o trabalho cria um viés que culmina os pressupostos desenvolvidos, apresentando como ponto culminante, a propositura na perspectiva da criação da Câmara Social de Solução de Conflitos, pelo órgão estatal, acreditando estar nesta ação comunicacional, o instrumento de ampliação dialogal entre o policial civil devidamente preparado para esse fim, o que pode lhe permitir cumprir com a devida eficiência sua missão dentro dos perfis de inteiração com a cidadania e a civilidade como novo pano de fundo para as atividades do serviço policial, de segurança e de Ordem Pública.
Descrição: SILVA, Elizabete Gomes da. A vulnerabilidade do policial civil, a complexidade dos confrontos sociais e a resolução de conflitos. 2016. 52f. Monografia (Especialização em Gestão Estratégica na Segurança Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17126
Aparece nas coleções:I - EGESP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizabete Gomes da Silva.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.