Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17129
Título: O desafio do Centro Integrado de Comando e Controle como estrutura de atuação conjunta em eventos críticos na segurança pública de João Pessoa
Autor(es): Oliveira, Onierbeth Elias de
Palavras-chave: Segurança Pública
Centros de Comando e Controle
Gestão de Crises
Data do documento: 4-Nov-2016
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo apresentar o Centro Integrado de Comando e Controle como estrutura relevante para a atuação permanente dos órgãos de segurança pública, sobretudo na gestão de eventos críticos na cidade de João Pessoa, uma vez que a Constituição Federal atribui a distintas instituições no âmbito federal, estadual e municipal, a responsabilidade por tal função pública. Discorreu-se ainda sobre os eventos críticos e sobre o sistema integrado de comando e controle. As ocorrências de crise demandam uma ação sistêmica, que pode ser otimizada através de um centro integrado de comando e controle. O Brasil vem usando apenas mais recentemente tal estrutura, em especial por ocasião de grandes eventos de repercussão internacional, como a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, recém acontecidos em nosso país. Tratou-se de uma pesquisa de natureza exploratória, bibliográfica, documental, que valeu-se de uma abordagem dedutiva e usou os métodos de procedimento histórico e monográfico. Demonstraram-se experiências de atuações conjuntas de vários órgãos de segurança pública em grandes operações na cidade de João Pessoa. Finalizou-se com a percepção da necessidade de dispor da estrutura de um centro integrado de comando e controle, uma vez que sua indisponibilidade até então tem feito com que a cada operação seja montada uma estrutura em local diferente, sem os recursos necessários e ainda de caráter temporário.
Descrição: OLIVEIRA, Onierbeth Elias de. O desafio do Centro Integrado de Comando e Controle como estrutura de atuação conjunta em eventos críticos na segurança pública de João Pessoa. 2016. 43f. Monografia (Especialização em Gestão Estratégica na Segurança Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17129
Aparece nas coleções:I - EGESP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Onierbeth Elias de Oliveira.pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.