Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17132
Título: A valorização de pessoas na polícia civil da Paraíba: um estudo acerca da categoria dos delegados
Autor(es): Teles, Gilson de Jesus
Palavras-chave: Delegado de Polícia
Valorização de Pessoas
Polícia Civil
Data do documento: 7-Dez-2016
Resumo: Em 2011, com a implantação do primeiro Plano Operacional de Segurança Pública da Paraíba, o modelo de Segurança Pública sofreu uma reestruturação com uma nova política de Estado que redimensionou o combate à violência em todo o território da Paraíba. Assim, a valorização do Delegado de Polícia passou a ser fundamental ao considerarmos que o seu papel é o de coordenar, gerenciar e executar as ações de polícia judiciária e investigativa, portanto, um dos gestores responsáveis pelo êxito das metas estabelecidas pelo novo Planejamento Estratégico de Segurança. Nesse sentido, nossa pesquisa foi analisar a valorização de pessoas na Polícia Civil da Paraíba na categoria dos delegados. Para tanto, os resultados foram apresentados com análises qualitativas, baseadas em pesquisas bibliográficas de artigos científicos, livros, leis, regulamentos, material de internet, que descreveram as principais iniciativas de valorização dos Delegados de Polícia a partir do ano de 2011, além de ter apresentado as principais mudanças que efetivamente valorizaram a carreira do delegado, bem como, avaliaram o impacto dessas mudanças tomando como referência os indicadores de valorização profissional, aplicados em uma pesquisa com a polícia civil e militar do Estado do Rio de Janeiro em 2011. Por fim, foi possível revelar que as seis mudanças que valorizaram o Delegado de Polícia da Paraíba atingiram apenas três indicadores dos cinco possíveis de valorização profissional, a saber, dignidade, reconhecimento e realização, ficando de fora segurança e perspectiva promissora; ademais, três dessas mudanças oriundas da gestão de pessoas alcançaram, tão somente, a dois indicadores de valorização profissional, que foi reconhecimento e realização, não atingindo, portanto, os indicadores de dignidade, segurança e perspectiva promissora.
Descrição: TELES, Gilson de Jesus. A valorização de pessoas na polícia civil da Paraíba: um estudo acerca da categoria dos delegados. 2016. 62f. Monografia (Especialização em Gestão Estratégica na Segurança Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17132
Aparece nas coleções:I - EGESP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilson de Jesus Teles.pdf19.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.