Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17302
Título: Impacto do álcool em vítimas fatais de acidentes de trânsito
Autor(es): Cunha, Raquel Azevedo Carneiro da
Palavras-chave: Segurança Pública
Acidentes de Trânsito
Consumo de Bebidas Alcóolicas
Data do documento: 4-Mai-2014
Resumo: Os acidentes de trânsito são considerados um verdadeiro problema de Saúde e Segurança Pública no Brasil, estando diretamente ligados aos altos índices de morbimortalidade e tendo como um dos principais fatores responsáveis por esta alta incidência o consumo de bebidas alcoólicas. O presente estudo tem como objetivo caracterizar os acidentes de trânsito com vítimas fatais, que foram necropsiadas no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal de Campina Grande, dando ênfase aos níveis de alcoolemia detectados através de exame toxicológico, descrevendo o perfil das vítimas e as características do acidente. Em um período compreendido entre primeiro de janeiro e 31 de dezembro de 2012, foram analisados 142 casos de vítimas fatais por acidentes de trânsito que apresentaram resultado positivo para presença de álcool no sangue. Entre essas vítimas, 93,0% eram do sexo masculino, predominando a faixa etária entre 22 a 25 anos. Os acidentes ocorreram principalmente nos meses de novembro, outubro e fevereiro, e localizaram-se em sua grande maioria nas regiões circunvizinhas à cidade de Campina Grande, representando 83% dos casos. O principal transporte envolvido nesses acidentes foi a motocicleta, com 61% dos casos, aparecendo o atropelamento como a segunda causa de mortes no trânsito. Em relação aos níveis de alcoolemia, a faixa entre 1,5 a 2,0 g/L de sangue foi a que teve maior destaque. Porém, a faixa de 0,1 a 0,5 g/L também foi significativa, o que enfatiza o fato de que a alcoolemia zero é o único padrão seguro para uma dirigibilidade sem riscos. Considerando-se que a pesquisa mostrou o adulto jovem do sexo masculino como os mais envolvidos nos acidentes, sugere-se que programas e campanhas para diminuir as lesões e mortes por causas externas devem ser intensificadas, dando ênfase a esse público específico. Propõe-se ainda uma fiscalização efetiva, contínua e com abrangência em todas as regiões do Estado, evitando-se a percepção de impunidade e aumentando o sentimento do risco de punição. Por fim, estudos que permitem o conhecimento do impacto do álcool no trânsito tornam-se cada dia mais necessários, podendo servir como fonte de pesquisa para novos estudos, além de desempenhar um papel fundamental como subsídio na elaboração de políticas públicas.
Descrição: CUNHA, Raquel Azevedo Carneiro da. Impacto do álcool em vítimas fatais de acidentes de trânsito. 2014. 39f. Monografia (Especialização em Segurança Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17302
Aparece nas coleções:I - SP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Azevedo Carneiro da Cunha.pdf11.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.