Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17304
Título: Análise das motivações dos crimes de homicidios ocorridos em Campina Grande no período de 2012 e 2013
Autor(es): Peixoto Filho, Oziel Pinto
Palavras-chave: Segurança Pública
Criminalidade
Homicídios
Data do documento: 13-Jun-2014
Resumo: O considerável aumento da violência no mundo vem criando novas formas de viver e pensar nas cidades contemporâneas. Nas ultimas décadas, as mortes por Homicídio se tornaram um grave problema social, revelando o crônico quadro da violência no país, que implica em potenciais de vida perdidos, gerando, consequentes prejuízos sociais e econômicos. De acordo com o Ministério da Saúde os Homicídios ocuparam em 2010 a 5ª posição no ranking dos óbitos no Brasil, quando comparados com os 12 países mais populosos. Vale ressaltar que a mortalidade por homicídios é preocupação simultânea de dois dos pilares principais de interesse da administração pública: saúde e segurança pública. Dada à relevância do tema, o trabalho objetivou quantificar o número de casos de homicídios ocorridos em Campina Grande, PB no ano de 2012 e 2013, correlacionando com a motivação dos crimes usando o modelo do ENASP. Os dados da pesquisa foram coletados na 2ª DRPC na Delegacia Especializada de Crimes Contra a Pessoa de Campina Grande, através dos dados obtidos da tabela do número de ocorrências de crimes violentos letais intencionais (CVLI). Foram usados os critérios de classificação: Homicídios com identificação de causas prováveis; Homicídios sem identificação de causas prováveis. Foi também identificado à região, horário da ocorrência, dia, idade, sexo, arma utilizada pelo agressor e a possível motivação do crime. No período estudado foi registrado um total de 339 Homicídios, sendo que, 172 com Identificação de causa provável, 167 sem identificação de causa provável. Os 66 ocorreram por motivação de droga; 261 por arma de fogo; 140 casos ocorreram na faixa etária faixa entre 20 a 29 anos; 315 foram do sexo masculino; 92 casos registrados as domingos; 140 ocorreram entre às 18h à 00h; 135 foram registrados na região Oeste. O modelo usado neste estudo servirá como motivação para padronização do CVLI nas Delegacias Especializadas de Crimes Contra a Pessoa do Estado da Paraíba, para obtenção de uma política de segurança pública mais eficaz.
Descrição: PEIXOTO FILHO, Oziel Pinto. Análise das motivações dos crimes de homicidios ocorridos em Campina Grande no período de 2012 e 2013. 2014. 36f. Monografia (Especialização em Segurança Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17304
Aparece nas coleções:I - SP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Oziel Pinto Peixoto Filho.pdf9.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.