Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17352
Título: Torcidas organizadas: conflitos e medidas preventivas
Autor(es): Santos, Moisés Taveira dos
Palavras-chave: Segurança Pública
Torcidas Organizadas
Polícia
Data do documento: 9-Dez-2014
Resumo: Fundamentado no estatuto do torcedor, em entrevistas concedidas por torcedores dos principais clubes da cidade e de autoridades policiais; este trabalho tem como finalidade averiguarde que forma a presença da copa do mundo de futebol no Brasil poderia acarretar em melhorias na segurança pública no tocante ao público frequentador de estádios no país, e principalmente para com os apreciadores do futebol nos estádios da cidade de Campina Grande. Bem como em apresentar as dificuldades encontradas pela polícia em promover tais medidas. Essas medidas montam o arcabouço teórico da problemática tratada nesse trabalho, que tem como foco a tentativa de entender o conflito entre torcidas organizadas, através de uma pesquisa de campo realizada na cidade de Campina Grande. Esta pesquisa culminou com uma reinterpretação dos efeitos causados pelo estatuto do torcedor, bem como pela forma com que os diversos atores sociais enxergaram essas mudanças. Também tentamos apontar algumas debilidades referentes à violência que ainda persiste entre os membros de torcidas organizadas, com destaque de pesquisa para as torcidas organizadas da Facção rubro negra do campinense clube e torcida jovem do Galo do Treze Futebol Clube. Essa pesquisa apontou não só a visão de torcedores das facções, como também de agentes do estado e de torcedores não coligados.
Descrição: SANTOS, Moisés Taveira dos. Torcidas Organizadas: Conflitos e medidas preventivas. 2014. 33f. Monografia (Especialização em Segurança Publica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17352
Aparece nas coleções:I - SP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Moisés Taveira dos Santos.pdf8.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.