Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17381
Título: Degradação ambiental na bacia hidrográfica do rio Jaguaribe João Pessoa - PB
Autor(es): Sales, Wenysgton Allyson de
Palavras-chave: Bacia hidrográfica do rio Jaguaribe
Degradação
Meio ambiente
Data do documento: 19-Jun-2018
Resumo: A Bacia hidrográfica do Rio Jaguaribe localiza-se no Município de João Pessoa, Estado da Paraíba, considerado o maior rio da cidade, vem sofrendo ao longo dos anos várias formas de degradações ambientais, tais como, lançamento de esgotos, retirada da mata ciliar, ocupações irregulares em suas margens (Área de Preservação Permanente – APP), aterramento, acumulo de lixo, enfim, diversos tipos de degradações que o rio Jaguaribe vem passando decorrente do processo de expansão urbano sem planejamento e gestão. O objetivo desse artigo cientifico é apresentar e identificar os principais pontos de degradação ambiental ao longo da bacia hidrográfica, nos procedimentos metodológicos, foi utilizado o método de pesquisa observatória e os pontos de estudos foram localizados e registrados com um GPS – Sistema de Posicionamento Global, permitindo especializar os locais de degradação na Bacia . Os resultados permitiram observar que o rio se encontra com um avançado processo de impactos ambientais e com elevado nível de poluição, constituindo um risco ao ecossistema aquático, assim também como à saúde pública das comunidades ribeirinhas, resultado da ausência de Educação Ambiental e descaso dos órgãos públicos responsáveis e até mesmo da própria população. Avaliando os problemas ambientais localizados ao longo do percurso do rio, conclui-se que ha muito a se fazer pelos governantes e população de modo geral para que algum resultado prático possa ser desenvolvido. Sabemos que uma espera por alguma solução realmente dinâmica pode ser muito árdua, como para quem reside nessas áreas quanto para toda população que presenciam a degradação dos ecossistemas neste rio.
Descrição: SALES, W. A. de. Degradação ambiental na bacia hidrográfica do rio Jaguaribe João Pessoa - PB. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17381
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wenysgton Allyson de Sales.pdf1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.