Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17382
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Amorim, Taysa Sharleny Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-23T10:59:23Z | - |
dc.date.available | 2018-07-23T10:59:23Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17382 | - |
dc.description | AMORIM, T. S. A. de. Abandono escolar na educação de jovens e adultos. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo discutir sobre o fracasso e o abandono escolar, considerando os alunos matriculados no Ensino Fundamental II – Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Serra Branca, Paraíba. Trata – se de uma pesquisa quanti-qualitativa tipo estudo de caso. Foram sujeitos da pesquisa alunos Ensino Fundamental II. Como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário. Traçamos um diálogo entre as considerações registradas e as teorias que as esclarecem, utilizando assim alguns estudiosos no assunto como Ferrari, Fonseca (2012, p. 28), Schwartz e Oliveira entre outros. A EJA é uma modalidade de ensino que dá oportunidade aos jovens e adultos que não concluíram seus estudos no período regular, buscando melhor qualificação na vida profissional. Isso ocorre em virtude das mudanças sociais que trouxeram novas exigências de formação, ampliando o espaço de educação formal. No entanto, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Vasconcelos Brandão o abandono se evidencia pelo número de alunos que se matricularam e a escola não consegue retê-los. Dentre os motivos que os levam ao abandono destacam-se, dentre outros, a necessidade de trabalhar, o desestímulo, os conteúdos que não são apropriados a sua realidade escolar, cuidar dos filhos, são os principais responsáveis pelas estatísticas de abandono escolar. Com isso, as dificuldades encontradas são muitas e acabam por provocar um alto índice de abandono, e o desenvolvimento desses sujeitos ficam aquém das suas expectativas e da proposta da EJA. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Katia Farias Antero | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Abandono Escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Abandono escolar na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Taysa Sharleny Alves de Amorim.pdf | 582.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.