Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17386
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Cínthya Mayara Menezes de | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-23T11:00:39Z | - |
dc.date.available | 2018-07-23T11:00:39Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17386 | - |
dc.description | FREITAS, C. M. M. de. Escotismo e educação: contribuições do movimento escoteiro na aprendizagem e desenvolvimento humano. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Escotismo apresenta em sua metodologia aspectos da educação não formal, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento humano dos jovens. O Movimento Escoteiro preza o compromisso com o ensino permanente por meio de um método e programa educativo, os quais, cooperam para a formação de caráter do jovem. Para esta pesquisa destacam-se colaborações de Brandão (1981) e Libâneo (2002) afirmando que a educação ocorre em muitos lugares, reverenciando a vivência em sociedade, e da orientadora educacional Maria da Glória Gohn (2014), que de acordo com o precursor deste importante movimento, o general inglês Robert Stephenson Smith Baden-Powell (1923), ressaltam o quanto é significativo trabalhar o desenvolvimento das crianças e adolescentes em espaços não escolares. Esta temática foi escolhida devido a experiência da autora adquirida através da atuação como adulta voluntária no Movimento Escoteiro. Participaram deste estudo qualitativo, associados escoteiros e pais ou responsáveis, cujo os seus filhos e filhas fazem parte do 17º Grupo Escoteiro do Ar Santos Dumont. Conforme as informações obtidas nos materiais coletados ao longo deste trabalho, bem como, nos referenciais teóricos consultados, entendem-se que o Escotismo agrega na construção de valores, gerando influências positivas no ambiente escolar, na convivência familiar e nas interações sociais que estão inseridas no cotidiano. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Glória Maria Leitão de Souza Melo. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Movimento escoteiro | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
dc.title | Escotismo e educação: contribuições do movimento escoteiro na aprendizagem e desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Cínthya Mayara Menezes de Freitas.pdf | 494.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.