Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17394
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lourenço, Dayane Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-23T11:04:33Z | - |
dc.date.available | 2018-07-23T11:04:33Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17394 | - |
dc.description | LOURENÇO, D. R. Do dizer ao fazer: o espaço do brincar a partir do discurso de professoras. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo propõe discutir sobre o espaço/tempo do brincar na Educação Infantil a partir do discurso de professoras, considerando suas concepções e práticas. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como sujeitos duas professoras que atuam nesse nível de Educação. A coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas, as mesmas sendo gravadas e transcritas na íntegra, cujas questões versaram sobre os conceitos das docentes acerca da brincadeira no ambiente escolar, bem como o espaço/tempo destinado a essa linguagem junto às crianças, além de outras questões que permeiam essa temática. Tais pontuações foram discutidas a partir de estudos cunhados por Ariès (1981), Vigotsky (2007), Moyles (2002), Friedmann (2012), entre outros. Sabemos que o brincar é um direito do infante e um importante promotor de sua aprendizagem e desenvolvimento integral. Brincando a criança manifesta suas vontades e emoções, interage com o outro, imagina, cria, dá significados, apreende a cultura e se constitui como sujeito social. Diante da pesquisa realizada, podemos constatar que as noções das profissionais norteiam suas práticas no tocante ao brincar, mas que muitas vezes, o discurso, mesmo embasado em teorias, nem sempre condiz com a realidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Soraya Maria Barros de Almeida Brandão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincar – lúdico | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | Do dizer ao fazer: o espaço do brincar a partir do discurso de professoras | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Dayane Rocha Lourenço.pdf | 395.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.