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dc.contributor.authorAndrade, Marcilane de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-07-23T11:06:23Z-
dc.date.available2018-07-23T11:06:23Z-
dc.date.issued2018-06-12-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17395-
dc.descriptionANDRADE, M de O. A formação de leitores no ensino fundamental: análise de livro didático de língua portuguesa e planejamento didático em pesquisa-ação. 2018. 67p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se situa na importância de pensar na formação de leitores, sobretudo, com enfoque nos Livros Didáticos, já que os professores de escolas públicas nem sempre possuem recursos didáticos suficientes para cumprir com o currículo, contando, muitas vezes, apenas com LD. O trabalho com a leitura precisa avançar, gradativamente, as competências linguísticas e sociocognitivas de alunos. Este é um desafio do professor de português: desenvolver nos alunos o hábito da leitura. Assim, fundamentamos nossa reflexão embasada em estudos sobre ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa e leitura, com Antunes (2003; 2009), Bortoni-Ricardo, Machado e Castanheira (2017), Dolz e Schneuwly (2004), Freire (2006), Guedes (2006) Koch e Elias (2015), Lopes e Carvalho (2012), Marcuschi (2008), Martins (2008), Rojo (2001), entre outros. Nesse ínterim, o problema da presente pesquisa focaliza na leitura e atividades de pós-leitura, em uma turma de 6º ano, de uma escola pública estadual, da cidade de Aroeiras/PB. Nossa questão geral de pesquisa é: quais práticas de ensino/aprendizagem são eficazes para a formação leitora nesse contexto aplicado da Educação Básica? Como objetivo geral de pesquisa, buscamos analisar as práticas de ensino/aprendizagem no processo de formação de alunos leitores, de acordo com as orientações dos PCN (BRASIL, 1998). Avaliamos, também, três livros didáticos de LP, as 9ª, 7ª e 5ª edições, do 6° ano, da Coleção Linguagens, de Cereja e Magalhães. A escolha por esses LD tanto se dá em função do enfoque de Linguística Aplicada da nossa pesquisa-ação, bem como em razão de que os alunos dessa série começam uma nova etapa escolar e, junto com ela, novas habilidades e competências são cultivadas, como o hábito de leitura. Como consequência do trabalho com o LD em sala de aula, também elaboramos um planejamento didático, através do qual: (1) Enfatizamos a importância de planejar aulas; (2) Comparamos tal planejamento com a proposta do LD. Diante desse estudo, constatamos que as atividades de leitura dos livros didáticos tentam se adequar às propostas dos PCN, trabalhando com uma variedade de gêneros textuais sugerida para a série escolar em questão, porém os LD levam mais em conta a quantidade de textos e de gêneros textuais, do que a qualidade do trabalho com eles. Em linhas gerais, esta monografia reverbera a importância do papel do professor em usar o LD e planejar aulas para formar leitores.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Clara Regina Rodrigues de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleA formação de leitores no ensino fundamental: análise de livro didático de língua portuguesa e planejamento didático em pesquisa-açãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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