Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17399
Título: O distrito de São José da Mata no município de Campina Grande - PB: das possibilidades socioeconômicas para a emancipação política
Autor(es): Mercês, Janaina Avelino das
Palavras-chave: Emancipação política
São José da Mata
Condições socioeconômicas
Data do documento: 13-Jun-2018
Resumo: A emancipação política refere-se à autonomia municipal de uma comunidade, como uma vila e/ou distrito em relação a uma cidade, no qual se deixa de pertencer ao qual se originou, pas-sando a ser uma unidade federativa como Município, com Governo próprio tais como prefeito e vice-prefeito e vereadores, bem como a criação de leis, arrecadação de tributos e impostos próprios. A pesquisa se depara com uma problemática que discute os entraves que não permi-tiram ainda o desmembramento do Distrito de São José da Mata do Município de Campina Grande-PB, levando em consideração não só as questões politicas, como também os fatores econômicos e urbanísticos do lugar. O objetivo principal desse foi analisar as possibilidades de emancipação política do Distrito de São José da Mata, a partir de seus fatores de cresci-mento econômico e urbano, bem como investigar se a população era a favor ou contra a emancipação. Tendo em vista o crescimento populacional e econômico de São José da Mata, além desse pertencer ao Município de Campina Grande e devido algumas argumentações e debates ocorridos nos últimos anos sobre uma possível emancipação do lugar. Quando a po-pulação foi indagada sobre a emancipação do distrito, os entrevistados relataram que é cada vez mais necessária a sua emancipação, devido aos altos custos e transtornos consequentes da população local diante das diretrizes promovidas pela gestão municipal – Campina Grande. Dos 50 entrevistados, 56% se disseram serem a favor da emancipação, enquanto 44% afirma-ram serem contra. A presente pesquisa teve como base os procedimentos metodológicos base-ados no método descritivo-quantitativo, no qual esse consiste de um processo que visa à iden-tificação, registro e análise das características, fatores ou variáveis que se relacionam com o fenômeno ou processo investigado, bem como quantificar a temática e entender a dimensão dela. Esse tipo de pesquisa fornece informações numéricas sobre o comportamento do pesqui-sador de forma a analisar as condições atuais do distrito de acordo com as opiniões dos mora-dores locais. Foi utilizada a técnica da coleta de dados através da aplicação de um questioná-rio semiestruturado com os moradores do distrito, cuja população alvo foi de 50 entrevistados, a fim de entender o que esses acham da possível emancipação política e se o distrito está pre-parado estruturalmente para se tornar um município. Conclui-se que, os moradores do Distrito de São José da Mata possuem opiniões bastante divididas, mas compartilham de anseios por melhorias para o mesmo, sendo elas advindas de uma emancipação da localidade ou não. O distrito possui estrutura populacional, territorial e econômica favoráveis, porém um grande passo como uma emancipação é necessários maiores apoios, incentivos, planejamentos e organização para a localidade.
Descrição: MERCÊS, J. A. das. O distrito de São José da Mata no município de Campina Grande - PB: das possibilidades socioeconômicas para a emancipação política. 2018. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17399
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaina Avelino das Mercês.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.