Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17402
Título: A religião como ópio do povo: um estudo sobre a introdução a crítica da filosofia do direito de Hegel
Autor(es): Lima, João Paulo de
Palavras-chave: Sistema capitalista
Alienação
Marxismo
Religião
Filosofia alemã
Data do documento: 7-Jun-2018
Resumo: O presente artigo tem por escopo examinar a crítica à religião levantada por Karl Marx, a qual se apresenta como dispositivo de alienação, garantido a manutenção do sistema econômico estabelecido pelo Estado e como impedimento da consciência política ao proletariado. Partindo de um estudo bibliográfico da obra “Crítica a Filosofia do Direito de Hegel”, com ênfase analítica da parte introdutória. Analisaremos como o Estado estabelece uma relação com a religião ao que se refere à maneira como o processo de alienação se desenvolveu historicamente, a partir dessa relação. Ao passo de que se busca compreender a maneira como qual as decisões do estado estão intrinsecamente ligadas a religião e, por conseguinte, a consciência do trabalhador, já que sendo parte crucial do sistema capitalista, esse desempenha um papel de coadjuvante, resultado do pensamento passado pela religião. Essa analise permite, a partir dos elementos aqui levantados, demonstrar como a religião pode ser nociva, quando sai de um patamar particular, para um âmbito social.
Descrição: LIMA, J. P. de. A religião como ópio do povo: um estudo sobre a introdução a crítica da filosofia do direito de Hegel. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17402
Aparece nas coleções:31 - TCC
31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Paulo de Lima.pdf467.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.