Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17417
Título: A particularidade do significado social da profissão nos trabalhos de conclusão de curso (tcc´s) de serviço social da universidade estadual da Paraíba (UEPB)
Autor(es): Santos, Kécia Vieira dos
Palavras-chave: Formação profissional
Significado social
Serviço social
Assistente social
Data do documento: 20-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: O presente trabalho trata da temática da formação profissional, de modo específico, da particularidade da formação em Serviço Social na Universidade Estadual da Paraíba, cujo principal objetivo centrou-se na análise da apreensão do significado social da profissão, na formação acadêmica, em tempos de crise do capital. Para tanto, analisamos noventa e nove Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC‟s) em Serviço Social da referida Unidade de Formação Acadêmica (UFA) produzidos pelos concluintes para obtenção do título de bacharel, na década de 1990, momento em que hegemonicamente a profissão opta por uma nova direção social e matriz teórica metodológica marxiana que embasam os princípios do novo projeto profissional ético e político. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico, documental, exploratório, fundamentado teoricamente no método crítico-dialético, o qual possibilitou a apreensão do presente objeto de estudo na dinâmica histórico-concreta da realidade social, isto é, a apreensão da formação profissional considerando as dimensões da totalidade, particularidade e singularidade acerca da inserção do Serviço Social na formação sócio-histórica brasileira e suas transformações ao longo da história mediante as vicissitudes da lógica do capital na produção e reprodução das relações sociais e das decorrentes discussões no interior da profissão. Dos principais “achados” do estudo sobre a particularidade das sistematizações analisadas, cabe destacar: a não preocupação em discutir a formação profissional ou os fundamentos da profissão, a presença do ecletismo e a indefinição teórico-metodológica encontrada em muitas produções, a fragilidade da “intenção de ruptura” com o viés conservador nos TCC‟s e a apreensão ainda rudimentar do significado social da profissão e, neste sentido, da nova direção tomada hegemonicamente neste momento.
Descrição: SANTOS, K. V. dos. A particularidade do significado social da profissão nos trabalhos de conclusão de curso (tcc´s) de serviço social da universidade estadual da Paraíba (UEPB). 2017. 88f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17417
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kécia Vieira dos Santos.pdf23.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.