Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17421
Título: O serviço social frente ao contexto de contrarreforma da saúde brasileira: impactos e desafios
Autor(es): Soares, Keyla Ruhama Lucena
Palavras-chave: Serviço social
Contrarreforma
Políticas públicas
Política de saúde
Assistência social
Data do documento: 3-Dez-2015
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: A contrarreforma do Estado traz vários impactos para as políticas públicas e entre estas a saúde, que enfrenta um processo de negação de direitos já conquistados, impactando no cotidiano profissional de diversas categorias, como a dos assistentes sociais. Este trabalho tem como objetivo apresentar um esboço de reflexões a respeito da contrarreforma do Estado e seus rebatimentos na política de saúde e, por conseguinte, nas condições e relações de trabalho do assistente social inserido nesse campo de atuação, analisando como o Serviço Social vem sistematizando a sua prática nesse contexto de contrarreforma da saúde brasileira. Para tal ação foi realizada uma pesquisa bibliográfica e também uma busca e análise dos anais do último Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS – 2013). Nessa perspectiva procuramos evidenciar a trajetória da saúde, como também do Serviço Social brasileiro nas últimas décadas. Por fim foram analisados de forma crítico-analítica os trabalhos apresentados no último CBAS, analisados 10 (dez) trabalhos, sendo estes relatos de experiência. O que nos leva a conclusão que muitas são as dificuldades postas ao assistente social para efetivar a sua prática, como por exemplo, podemos citar a autoafirmação profissional do assistente social perante outros profissionais.
Descrição: SOARES, K. R. L. O serviço social frente ao contexto de contrarreforma da saúde brasileira: impactos e desafios. 2018. 29f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17421
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Keyla Ruhama Lucena Soares.pdf10.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.