Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17426
Título: Gabriel Diniz como referencial estético no forró estilizado: uma análise da construção da persona do artista
Autor(es): Costa, Luis Eduardo Araújo da
Palavras-chave: Gabriel Diniz
Estética visual
Forró estilizado
Artista
Personagem
Data do documento: 20-Jun-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: Neste trabalho apresentamos uma análise sobre a estética visual do cantor Gabriel Diniz, relatando as suas transições visuais ao longo da sua carreira, e como o artista faz o uso de suas roupas de maneira a apresentar uma variação de estilos, com isso, fazendo o uso da diferenciação estética e, deste modo, distinguindo-se esteticamente de outros artistas do seu gênero musical e até de outros gêneros. O objetivo geral é discutir o papel da estética visual na construção da persona de um artista, ou seja, a distinção que um artista precisa ter visualmente, para, de maneira eficaz, conseguir um resultado final satisfatório para o seu personagem. Especificamente, o trabalho vem mostrar que alguns elementos estéticos auxiliam nessa diferenciação, e exemplificar alguns artistas que usaram do visual para apresentar ao seu público um personagem. Analisar também que a persona é composta por seus trajes, porém, com o conjunto de outros fatores, como a personalidade e as atitudes em aparições públicas. E por fim, apresentar quais estratégias são usadas pelo objeto para atrair mais seguidores para si. Pesquisa bibliográfica, arquivos da internet e entrevista, foram as metodologias principais para a fundamentação deste presente projeto. Os resultados vêm fundamentar a afirmação da suspeita principal, de que o visual distingue o objeto de estudo de outros artistas, através da estratégia de diferenciação estética visual que apresenta. Concluímos que, o objeto de estudo compõe um personagem com auxílio da sua vestimenta, atendendo à proposta da pesquisa, e resolvendo a questão de que, o visual colabora diretamente complementando a persona no sentido estético-visual.
Descrição: COSTA, L. E. A. da. Gabriel Diniz como referencial estético no forró estilizado: uma análise da construção da persona do artista. 2018. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17426
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC EDUARDO PRONTO - VERSÃO FINAL.pdf3.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.