Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17440
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Rainara Batista | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-27T12:21:50Z | - |
dc.date.available | 2018-07-27T12:21:50Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17440 | - |
dc.description | FERNANDES, R. B. O ensino de literatura e o ENEM: reflexões e práticas. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Literatura, entendida como um espaço de percepção estética e do conhecimento socialmente acumulado, torna-se essencial no processo de formação do leitor, principalmente porque é uma oportunidade que o sujeito tem de tomar contato com diferentes abordagens humanísticas, contribuindo para seu crescimento intelectual e sua criticidade. Por essa razão, o trabalho com o texto literário não pode se limitar à decantação de processos históricos bem como a análise superficial de trechos desconexos sob pena de deixar disperso seu sentido enquanto arte. Dentro desse entendimento, o presente artigo teve como objetivo geral, analisar as abordagens do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no que tange à Literatura, procurando perceber como as questões são colocadas e que conhecimentos esperam que o candidato domine dentro do contexto literário. Os objetivos específicos, ensejaram analisar de que maneira o ensino de literatura contribui para a formação do sujeito e como o livro didático auxilia no processo de formação do leitor. Ainda dentro desse contexto, há uma discussão acerca do letramento literário como parte do embasamento para as questões propostas. O estudo teve como percurso metodológico, a análise documental, observando seis questões referentes à literatura nas provas do ENEM entre os anos de 2014 e 2016. Foi possível perceber que as abordagens exigiam do candidato um conhecimento literário mais elaborado, apontando assim para um ensino de literatura mais completo, com objetivos e metodologias que oportunizassem aos alunos entender a produção literária nacional para além de data e contextos históricos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Verucci Domingos de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | ENEM | pt_BR |
dc.subject | Texto Literário | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.title | O ensino de literatura e o ENEM: reflexões e práticas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rainara Batista Fernandes.pdf | 7.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.