Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17441
Título: | O ensino da leitura e da escrita na perspectiva do letramento |
Autor(es): | Mesquita, Francisco Ferreira de |
Palavras-chave: | Letramento Língua materna Prática social |
Data do documento: | 5-Jul-2018 |
Resumo: | Para ser letrado o indivíduo precisa apropriar-se das práticas sociais da leitura e da escrita, ou seja, o entendimento do porquê da leitura e escrita. O presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições dos estudos do letramento para o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa, mais especificamente da leitura e da escrita, visando à construção de um sujeito pensante e atuante no contexto social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada nos estudos teóricos de Bakhtin (2003), Soares (2002), Freire (1996), dentre outros, cujas ideias revelam a importância do letramento para o ensino da língua materna, haja vista a exigência da sociedade de formar sujeitos capazes de pensar e atuar criticamente pela palavra dita e/ou escrita, em diferentes contextos, assegurando-lhes, desse modo, a inserção na sociedade. O estudo indica a necessidade de o professor de língua portuguesa desenvolver práticas que visem à funcionalidade dos estudos da linguagem, mais especificamente práticas com ênfase da leitura e da escrita, materializada a partir do estudo dos gêneros textuais. |
Descrição: | MESQUITA, F. F. de. O ensino da leitura e da escrita na perspectiva do letramento. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17441 |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Francisco Ferreira de Mesquita.pdf | 5.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.