Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17494
Título: Um estudo sobre os impactos da corrupção na Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobrás
Autor(es): Silva, Marssal Pereira da
Palavras-chave: Contabilidade financeira
Análise financeira
Valor de mercado
Corrupção
Data do documento: 4-Jun-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: O presente artigo tem como objetivo realizar um estudo através de uma análise econômico- financeira dos índices de liquidez, endividamento e rentabilidade da Petrobras dos exercícios de 2010 a 2016. A pesquisa mostra-se como sendo um estudo descritivo e exploratório onde a natureza será qualitativa e quantitativa de documentos secundários. As informações coletadas para fins de cálculo, foram obtidas através do site da BM&F Bovespa. Ficou constatado que a empresa tem liquidez para cumprir suas obrigações no curto prazo mesmo com alguns decréscimos. O índice de endividamento aponta uma estrondosa dependência de PCT (Participação de Capital de Terceiros) para com os investimentos até 2015 e uma leve melhora em 2016, no caso da rentabilidade, após 2013 começou a despencar chegando a índices negativos durante analise até o ano de 2015 com uma pequena melhoria no ano seguinte. Pelo exposto conclui-se que, pela análise feita, a corrupção trouxe danos aos índices de endividamento aumentando a dependência da entidade com capital de terceiros e provocou um decréscimo robusto nos seus índices de rentabilidade chegando a ficar negativo causando uma queda das ações, perdendo investidores e consequentemente a desvalorização do seu valor de mercado.
Descrição: SILVA, M. P. da. Um estudo sobre os impactos da corrupção na petróleo brasileiro S.a. - Petrobrás. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17494
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marssal Pereira da Silva.pdf4.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.