Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17495
Título: A atuação do enfermeiro na prevenção do Câncer de Colo de Útero na Atenção Primária em Saúde: Um relato de experiência
Autor(es): Fernandes, Roberto Alexandre
Palavras-chave: Assistência à saúde
Enfermagem
Neoplasias do Colo do Útero
Data do documento: 25-Jun-2018
Resumo: No Brasil, para o ano de 2018 foram estimados em torno de 16.370 casos novos de Câncer do Colo do Útero. Considerando a morbimortalidade relacionadas a essa doença, cabe aos gestores e profissionais de saúde realizar ações que visem ao seu controle. O trabalho teve como objetivos relatar as experiências vivenciadas por um acadêmico de enfermagem no Estágio Supervisionado na Rede de Serviço de Atenção Primária de Saúde, com enfoque ao exame preventivo do Câncer do Colo do Útero (CCU) e aceitação da usuária no atendimento do enfermeiro na coleta de material para o exame citopatológico. Trata-se de um relato de experiência, de cunho crítico-reflexivo e descritivo, realizado no município de Campina Grande, Paraíba, no período de 20 de Agosto a 19 de Dezembro de 2017. Os dados foram obtidos através da realização e observação direta dos exames citopatológico, durante as Consultas de Enfermagem. Evidenciou-se que o enfermeiro tem papel fundamental na promoção da saúde, através de atividades educativas, sua integração com a equipe e a comunidade e conhecimento da realidade local. Constatou-se que os profissionais de enfermagem possuem grande influência na construção do conhecimento do processo saúde/doença da comunidade, tendo a Educação em Saúde como "ferramenta" da socialização destes conhecimentos.
Descrição: FERNANDES, R. A. A atuação do enfermeiro na prevenção do Câncer de Colo de Útero na Atenção Primária em Saúde: Um relato de experiência. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17495
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberto Alexandre Fernandes.pdfPDF - Roberto Alexandre Fernandes6.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.