Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17496
Título: Avaliação do gerenciamento extra estabelecimento dos resíduos de serviços da rede pública de saúde do município de Campina Grande – PB
Autor(es): Sousa, Lucas dos Santos
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Gestão de resíduos sólidos
Resíduos de serviços de saúde
Data do documento: 13-Jun-2018
Resumo: A preocupação com questões relacionadas à geração de resíduos sólidos tornou -se crescente com o advento da Revolução Industrial, em meados do século XVII. Dentre esses resíduos, destacam-se os resíduos de serviços de saúde (RSS), provenientes de quaisquer atividades de atendimento de saúde humana ou animal, incluindo hospitais, laboratórios clínicos, estúdio de tatuagem e salões de beleza, resíduos estes que, quando dispostos de maneira incorreta, podem provocar sérios danos à saúde humana e ao meio ambiente. Com os avanços tecnológicos, observou-se uma maior demanda por atendimento médico-hospitalar, consequentemente aumentando a geração de resíduos provenientes desses serviços. Levando em conta tais considerações, o presente estudo objetivou avaliar o gerenciamento extra estabelecimento dos resíduos de serviços de saúde provenientes da rede pública municipal de saúde de Campina Grande, Paraíba, assim como quantificar esses resíduos. Com base em observações e registros fotográficos, foram avaliadas todas as etapas do gerenciamento extra estabelecimento (coleta e transporte externos, tratamento e destinação final), juntamente com a empresa responsável por esse gerenciamento, a Sim Engenharia Ambiental. Para a quantificação dos RSS, foram utilizados dados das coletas fornecidos pela empresa, nas unidades de saúde da rede pública do município de Campina Grande. Estimou-se, assim, uma geração média mensal de 11.000 kg de resíduos provenientes dessas unidades. Verificou-se que todas as etapas do gerenciamento extra estabelecimento dos RSS seguem o estabelecido nas resoluções vigentes, principalmente a RDC ANVISA nº 222/18 e normas diversas. Para o tratamento dos RSS do município de Campina Grande, observou-se que é aplicada a incineração, método de tratamento que permite a redução de 90% do volume de resíduos incinerados diariamente. Os resíduos gerados no final desse tratamento são dispostos em aterro sanitário.
Descrição: SOUSA, L. dos S. Avaliação do gerenciamento extra estabelecimento dos resíduos de serviços da rede pública de saúde do município de Campina Grande – PB. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17496
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas dos Santos Sousa.pdfPDF - Lucas dos Santos Sousa11.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.