Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17499
Título: Formação continuada na educação infantil do campo: contribuições à prática docente
Autor(es): Santos, Rayane Pereira
Palavras-chave: Educação infantil
Formação de professores
Educação do campo
Data do documento: 20-Abr-2018
Resumo: Este trabalho apresenta a continuação da análise de uma monografia defendida no curso de Pedagogia finalizado na UFPB no ano de 2015. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental ―José Rocha Cirne‖ que fica localizada no sítio Domingos Vieira no município de Bananeiras/PB. Esta pesquisa objetivou: Analisar as contribuições da formação de professores da educação infantil nas escolas do campo para se valorizar a realidade campesina. Foi realizada uma entrevista com 9 (nove) profissionais da Educação da Escola pesquisada, mas apenas a professora de Educação Infantil foi analisada por o foco da pesquisa ser Educação Infantil na escola do campo. O aporte metodológico foi organizado a partir da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante das reuniões realizadas nos anos de 2013 e 2014 durante atividades extensivas; e um roteiro de entrevista aplicado para os sujeitos pesquisados. Após a realização da pesquisa foi possível notar que a formação de professoras para a educação infantil em escolas do campo contribuiu com a prática docente da professora que notou o quanto é importante contextualizar a educação dos educandos com a realidade campesina e atendendo as necessidades das crianças levando em consideração a idade estabelecida para a educação infantil que é de 0 a 5 anos de idade. Conclui-se que ainda é preciso melhorar muito para se alcançar objetivos positivos para a educação infantil, mas que as formações continuadas dão subsídios para que as professoras possam planejar aulas que alcancem objetivos significativos para a educação das crianças atendidas pela instituição.
Descrição: SANTOS, R. P. Formação continuada na educação infantil do campo: contribuições à prática docente. 2018. 87f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17499
Aparece nas coleções:I - DHEE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayane Pereira Santos.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.