Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17501
Título: | A inclusão de discentes com deficiência no ensino superior: análise de artigos na revista de educação especial |
Autor(es): | Almeida, Tatiane Virgínia Gomes de |
Palavras-chave: | Inclusão escolar Alunos com deficiência Ensino superior |
Data do documento: | 22-Mar-2018 |
Resumo: | A inclusão escolar pode trazer benefícios incontestáveis para o desenvolvimento da pessoa com deficiência, desde que sejam realizadas adequações e adaptações na dinâmica escolar e nas propostas pedagógicas. Atualmente, percebe-se um número crescente de matriculas de estudantes com deficiência no ensino superior do Brasil. Diante dessa realidade, as instituições de ensino superior (IES) têm sido convocadas a responder de modo cada vez mais satisfatório às especificidades destes estudantes. Surgem assim, em algumas instituições, políticas internas, regulamentos, programas e ações voltadas à inclusão de alunos com deficiência. Dessa forma, o presente trabalho bibliográfico tem como objetivo principal analisar como os artigos da Revista de Educação Especial abordam o processo de inclusão dos alunos com deficiência no ensino superior. Para tanto, foram analisados 6 (seis) artigos publicados entre 2013 a 2018 utilizando os seguintes descritores: “Ensino Superior”; “Inclusão”; “Alunos com Deficiência.” Os artigos analisados abordam a opinião de docentes e discentes frente a inclusão dos referidos alunos na academia, os desafios da formação inicial e as ações desenvolvidas pelas instituições de ensino superior para promover tal inclusão. Assim, conclui-se que para favorecer tal inclusão, as IES precisam inserir o debate da educação inclusiva nos cursos de licenciatura, os docentes devem assumir o compromisso profissional com a diversidade humana, o qual depende de um processo de reestruturação dos espaços físicos e atualização contínua dos processos que regem as ações escolares e educacionais. |
Descrição: | ALMEIDA, T. V. G. de. A inclusão de discentes com deficiência no ensino superior: análise de artigos na revista de educação especial. 2018. 46f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17501 |
Aparece nas coleções: | I - DHEE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Tatiane Virgínia Gomes de Almeida.pdf | 673.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.