Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17504
Título: O ensino de filosofia e seus conflitos: a motivação com resgate filosófico de uma nova prática pedagógica
Autor(es): Nóbrega, Nilson Correia
Palavras-chave: Ensino de filosofia
Linguagem
Prática pedagógica
Data do documento: 21-Mar-2018
Resumo: O artigo foca o campo dos discursos apresentados e debatidos por pensadores, professores e teóricos da educação, problematizando diretamente, não só a prática do ensino voltado para “única” instituição que pode certificar o aluno para o trabalho, a escola, mas também, desenvolvendo uma reflexão sobre os conflitos existentes nos dias de hoje no âmbito da formação que nos convida a promover um aprofundamento do conhecimento. Seja, junto da experiência voltada para o desenvolvimento da prática de ensino de filosofia, ou no alcance, talvez, da superação dos seus “limites”, enquanto referência à linguagem encontrada nos conteúdos propostos. Assim, apresentamos diferentes testemunhos retirados de reflexões desenvolvidas pelos principais operadores da educação: professores, filósofos, pedagogos. Acompanhamos um diagnóstico sobre o panorama atual do ensino de filosofia, destacando seus desafios e potencialidades. Despertando assim um interesse pelos acertos e erros que se encontram nos aspectos mais sensíveis desta experiência: ensino-aprendizagem, conteúdos e motivações.
Descrição: NÓBREGA, N. C. O ensino de filosofia e seus conflitos: a motivação com resgate filosófico de uma nova prática pedagógica. 2018. 28f. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17504
Aparece nas coleções:I - EFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nilson Correia Nóbrega.pdf489.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.