Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17505
Título: A proposta de uma educação filosófica ideal segundo Platão, Rousseau e Kant
Autor(es): Alencar, Vanzelândio Dantas de
Palavras-chave: Filosofia
Educação filosófica
Filosofia da educação
Data do documento: 21-Mar-2018
Resumo: Este presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de educação filosófica através de fundamentos filosóficos de Platão, Jean Jacques Rousseau e Immanuel Kant, que por meio desses pensadores será apresentada no decorrer deste artigo, uma busca por uma Filosofia da educação ideal, implicando assim nos aspectos em relação ao homem e sua natureza, política, razão e fé. Teremos como objetivo relacionar os três pensadores enfatizando suas propostas para uma educação ideal, com base na educação filosófica proposta pelos mesmos, uma educação ideal em especial voltada para os jovens. A proposta é apresentar a preocupação que no decorrer dos tempos esses grandes pensadores tiveram com a educação, sendo que caberá para a filosofia auxiliar essa educação para assim termos de fato uma Filosofia da educação que instrua o homem em sua formação pessoal, intelectual e social, proposta esta que Platão já se preocupou em enfatizar na sua obra a República, que Rousseau expôs em sua obra Emílio, e que Immanuel Kant enfatizou ao criar o sapere aude. Onde por meio de explanações fundamentadas na forma de educar filosoficamente o jovem, estes filósofos nos apresentarão uma filosofia da educação.
Descrição: ALENCAR, V. D. de. A proposta de uma educação filosófica ideal segundo Platão, Rousseau e Kant. 2018. 23f. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17505
Aparece nas coleções:I - EFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanzelândio Dantas de Alencar.pdf387.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.