Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17508
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Rozana Cadé | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-27T11:29:38Z | - |
dc.date.available | 2018-11-27T11:29:38Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 375 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17508 | - |
dc.description | SANTOS, R. C. Currículo e formação de professores de geografia das universidades públicas de Campina Grande - PB: singularidades e desafios. 2018. 44f. Monografia (Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Para compreendermos a formação do professor de Geografia é indispensável pensarmos as singularidades e desafios da sua formação inicial, especialmente quando pensamos na dimensão da educação e das práticas educativas, na qual são imprescindíveis ações que possibilite aos docentes em formação inicial pensar os problemas da ciência geográfica de maneira reflexiva e crítica, permitindo levar o futuro professor a ser sujeito desse processo. Dessa maneira, acreditamos que é importante conhecer as nuances que caracterizam a essência da proposta curricular para a formação inicial docente. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo conhecer as singularidades do currículo do curso de licenciatura de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFPB) em Campina Grande-PB. Para isso, analisamos o currículo e a formação do professor de Geografia como também as propostas curriculares desses cursos por meio dos Projetos Pedagógicos Curriculares e tentamos identificar às práticas pedagógicas em Geografia através das perspectivas dos alunos dos últimos períodos do curso, assim, a pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, por meio de estudo de caso, construída através de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo em ambas as instituições. O que trazemos nessa pesquisa é um olhar sobre a formação inicial docente em Geografia da UEPB e da UFCG, destacando aspectos que nos leve a refletir quais desafios são necessários para melhorarmos a formação docente e possivelmente apontarmos sugestões para resenharmos o papel da universidade diante desse cenário, dos professores e alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Juliana Nóbrega de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em geografia | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Currículo - Licenciatura | pt_BR |
dc.title | Currículo e formação de professores de geografia das universidades públicas de Campina Grande - PB: singularidades e desafios | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EG - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rozana Cadé Santos.pdf | 382.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.