Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17510
Título: África, africanos e escravidão: textos e imagens nos livros didáticos de história
Autor(es): Leite, Tânia Regina Miranda
Palavras-chave: Ensino de história
História da África
Diversidade étnica
Diversidade cultural
Data do documento: 7-Nov-2018
Resumo: Nossa pesquisa propõe elencar a questão do respeito às diferenças étnica cultural, trazendo uma leitura sobre a inclusão – ou não – da história da África e dos africanos nos livros didáticos de história. Acreditamos que essas discussões ao longo de décadas propõem que homens e mulheres se aceitam como humanos; independente da sua origem, sexo ou crença. O Brasil, pais de grande diversidade étnica e cultural a questão étnicas também possui uma grande diversidade de “enganos”, principalmente no que se refere ao afro-brasileiro e a construção de sua história antes e depois da colonização e da abolição da escravatura. Percebemos esses “enganos” quando nos debruçamos sobre a leitura dos nossos livros didáticos e visualizamos a permanecia da história dos africanos e afrodescendentes sobre o viés da escravidão. Essa constante leitura em sala de aula é perniciosa, ela permite a deformação do sujeito que não se vê de outra forma que não seja sobre o molde da inferioridade. A lei nº 10.639/2003, aprovada em 9 de janeiro de 2003, tornou obrigatório o ensino de Historia e cultura afro-brasileira, bem como a Historia da África e dos africanos nas séries do ensino fundamental nos estabelecimentos de ensino públicos e privados do Brasil. Essa lei remete, em princípio, a um questionamento: por que a necessidade de uma lei para fazer valer um conteúdo fundamental na História do Brasil e em especial a História de grupos étnicos que participaram diretamente da formação do nosso país? Desde o início da construção do conhecimento sobre as sociedades humanas sabe-se que elaborar e dar sentido á historia de um povo é dar a esse povo instrumentos para formação de sua própria identidade, com a “matéria-prima” desta, que é a sua história social. Como educadores devemos contribuir para que na forma da lei essa questão tenha resultado positivo. O nosso trabalho, por tanto, contempla uma pesquisa qualitativa que nos remete a uma justificativa no sentido de identificar os fatores que contribuíram para a ocorrência de determinado “fenômeno”. (VERGARA, 2004). Entendendo aqui, como “fenômeno” a exclusão dos africanos e afro-descendentes nos nossos livros didáticos de História, como agentes ativos da nossa História sociocultural.
Descrição: LEITE, T. R. M. África, africanos e escravidão: textos e imagens nos livros didáticos de história. 2011. 87f. Monografia (Especialização em História e Cultura Afro-brasileira) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17510
Aparece nas coleções:I - HCAB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tânia Regina Miranda Leite.pdf2.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.