Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17513
Título: O papel das operações de paz da ONU na promoção dos direitos humanos das mulheres no Timor-Leste
Autor(es): Jesus, Luiza Barros de
Palavras-chave: Organização das Nações Unidas - ONU
Timor-Leste
Mulheres
Direitos Humanos
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: A questão de gênero no âmbito internacional vem adquirindo maior visibilidade no contexto das Relações Internacionais e diversas conquistas são perceptíveis no cenário internacional. Com a institucionalização da Declaração Universal dos Direitos Humanos, discussões foram elencadas na defesa dos direitos das mulheres de forma a englobar a igualdade entre gêneros e não discriminação. Deste contexto, emerge a discussão de proteção dos direitos humanos das mulheres do Timor-Leste, objeto desta monografia. Os casos de violência sofridas pelas mulheres timorenses são emblemáticos na conjuntura contemporânea. Calcando-se na utilização dos métodos qualitativo, dedutivo, análise documental e revisão da literatura especializada, o presente trabalho realizará uma análise da promoção dos direitos humanos das mulheres timorenses ocorridas a partir das operações de paz da ONU. Buscar-se-á traçar um panorama do contexto da institucionalização da criação da ONU, assim como evidenciar o processo de implicação destas questões na área as Relações Internacionais. Pretende-se com a pesquisa, compreender o processo de conquistas dos direitos das mulheres num país considerado como patriarcal como o Timor-Leste. Um direito conquistado com garra e determinação da junção de interesses de uma população que durante anos, sofreu represálias de colonizadores.
Descrição: JESUS, L. B. de. O papel das operações de paz da ONU na promoção dos direitos humanos das mulheres no Timor-Leste. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17513
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiza Barros de Jesus.pdfLuiza Barros de Jesus15.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.