Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17515
Título: A virada do protecionismo quebequense na cultura canadense
Autor(es): Rodrigues, Renato Xavier da Silva
Palavras-chave: Cultura canadense
Protecionismo quebequense
Língua francesa
Data do documento: 15-Jun-2018
Resumo: O Canadá, um dos maiores países atualmente no Sistema Internacional, reconhecido como um dos países mais multiculturais do mundo, bilíngue, tem enfrentado desafios nacionais, dentre eles, em especial, a busca da proteção cultural do Québec, que durante anos vem se colocando forte em defender sua identidade, história, costumes, e, principalmente sua língua. Neste sentido, a região estudada na pesquisa é a província do Québec, situada no leste canadense, se distingue das demais em diversos aspectos, os quais mais notórios são: a língua oficial, sendo ela a língua francesa, e a cultura quebequense. De que forma que o protecionismo quebequense influência nas transformações culturais do Canadá. Assim, este trabalho estabelece a análise de que a proteção da francofonia na província e da identidade na província quebequense, a partir da Lei 101 (Carta da Língua Francesa). Para que tal proposta seja levada a efeito, este trabalho possui os seguintes objetivos específicos: (i) identificar, a partir dos estudos construtivistas com relação a agente, estrutura, identidade, cultura e língua, como o protecionismo quebequense se instaura na cultura canadense, construindo uma ponte entre esta teoria das Relações internacionais e a Antropologia cultural; (ii) investigar a conjuntura político-cultural canadense e examinar o Québec como um ator nas relações internacionais; (iii) apontar a conjuntura do protecionismo quebequense a partir dos anos 1960 até a atualidade; (iv) compreender a reafirmação da identidade cultural quebequense. De caráter exploratório, faz uso do método dedutivo, a pesquisa decorre de uma metodologia centrada nas pesquisas explicativas e bibliográficas, bem como no uso de coleta de dados por meio de artigos, teórico-bibliográfica, com vistas tanto em periódicos, quanto em fontes primárias como site do governo canadense, da província do Québec.
Descrição: RODRIGUES, R. X. da S. A virada do protecionismo quebequense na cultura canadense. 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17515
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renato Xavier Da Silva Rodrigues.pdfRenato Xavier Da Silva Rodrigues18.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.