Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17517
Título: Uma análise das intervenções humanitárias na Somália à luz do pós-colonialismo
Autor(es): Morais, Marcia Taize Abreu
Palavras-chave: Colonização da Somália
Intervenção humanitária
Pós-colonialismo
Data do documento: 14-Jun-2018
Resumo: A Somália sofre com as consequências de sua colonização até hoje. Os conflitos no país se tornaram constantes após um golpe de Estado, que desencadeou uma série de conflitos, levando o país a uma guerra civil que desestabilizou toda a sua estrutura interna. Nesse mesmo período, a Organização das Nações Unidas (ONU) ficou incumbida de atuar no caso somali através de intervenções humanitárias, embora estas tenham se provado pouco eficiente. Com isso, o primeiro capítulo realiza uma breve análise histórica do processo de colonização e formação do Estado Somali, considerando a importância deste para o comportamento dos grupos internos no país e as posteriores ações da ONU através das intervenções. O segundo capítulo foca especificamente no desenvolvimento das três intervenções da ONU em território somali, e analisa os resultados e os erros de execução de cada uma, que acabaram levando-as ao fracasso. Por fim, o terceiro examina de forma crítica como ocorreram essas intervenções, especificamente à luz do pós-colonialismo. O objetivo geral desse estudo é analisar, como a narrativa dominante influenciou na inibição das minores locais e na ineficácia da ajuda humanitária. A metodologia utilizada neste trabalho é de caráter qualitativo, se utilizando de material bibliográfico e documental. O método utilizado será o dedutivo, que analisa o processo das intervenções através de uma análise histórica, até chegar ao objeto central que são as específicas intervenções que ocorreram na Somália.
Descrição: MORAIS, M. T. A. Uma análise das intervenções humanitárias na Somália à luz do pós-colonialismo. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17517
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcia Taize Abreu Morais.pdfMarcia Taize Abreu Morais12.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.