Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17519
Título: | Paulo Freire crítico do preconceito no ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Lima, Vandilson Bezerra de |
Palavras-chave: | Paulo Freire Processo ensino-aprendizagem Preconceito na escola |
Data do documento: | 25-Jun-2018 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho de pesquisa é o de investigar filosoficamente o conceito relacionado ao preconceito vinculado ao ensino-aprendizagem na concepção de Paulo Freire. Para atingir esse objetivo, partimos do conceito de preconceito baseados em pensadores da tradição como Voltaire (1978) e o “Dicionário de filosofia” de Japiassú e Marcondes (2001) como ponto de apoio para compreender o preconceito. Em seguida, fundamentados nas obras: “Medo e ousadia: o cotidiano do professor” de Freire e Shor (2011), enxertos da “Pedagogia do oprimido” (2011) e “A escola e o conhecimento” de Cortella (2008), buscamos compreender as causas do preconceito em sua conexão com a sociedade. Para finalizar, investigamos as consequências do preconceito no ensino-aprendizagem e as formas de superação dessa prática nefasta a partir das experiências de Freire e Shor (2011). |
Descrição: | LIMA, V. B. Paulo Freire crítico do preconceito no ensino-aprendizagem. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17519 |
ISSN: | CDD 370.115 |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Vandilson Bezerra de Lima.pdf | PDF - Vandilson Bezerra de Lima | 501.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.