Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17528
Título: Imperialismo e hegemonia no pós-guerra fria: um estudo de caso a partir da política externa dos EUA durante a administração Bush (2001-2008)
Autor(es): Torres, Jordy Lamarke Sá
Palavras-chave: Imperialismo
Estados Unidos
Governo Bush
Hegemonia americana
Data do documento: 21-Jun-2018
Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar a manutenção do imperialismo e da hegemonia dos Estados Unidos durante os mandatos presidenciais de George W. Bush, considerando os aspectos ideológicos, políticos, econômicos, e militares. Para tal, o trabalho será orientado pelas seguintes perguntas: Como os Estados Unidos conseguiram sustentar o seu império durante esse período? Quais foram os desafios enfrentados? Que impactos foram causados na comunidade internacional? A composição da análise compreende ainda dois períodos históricos sequenciais: (i) o primeiro (2001-2004), e (ii) o segundo mandato presidencial (2005-2008) de George W. Bush. A abordagem teórica utilizada procura assimilar os conceitos de hegemonia e imperialismo, para explanar sobre os acontecimentos que proporcionaram a manutenção da supremacia do Império Estadunidense. Sendo assim, o estudo parte das teorias de imperialismo e hegemonia, defendidas por correntes mainstream das Relações Internacionais, para ponderar sobre o seu objeto. A metodologia empregada caracteriza-se por ser qualitativa, mediante métodos hipotéticos dedutivos explanatórios, adotando um viés explicativo e exploratório, na análise dos conceitos e teorias, e descritivo, na associação das variáveis. Para ser executada, a investigação recorre, sobretudo, às pesquisas explicativas e bibliográficas, aos procedimentos de análise de documentos e discursos presidenciais, às consultas de periódicos informativos, bem como às coletas de dados e índices estatísticos, para a validação das hipóteses. Apesar de ter se iniciado apenas no pós-Primeira Guerra Mundial, o império hegemônico dos Estados Unidos da América tem se sustentado por muito tempo, e de diversas formas. Além da sua importância interna, possui também uma grande importância para a comunidade internacional, pois detém a capacidade de afetar todas as relações mundiais, devendo ser, portanto, amplamente estudada e compreendida.
Descrição: TORRES, J. L. S. Imperialismo e hegemonia no pós-guerra fria: um estudo de caso a partir da política externa dos EUA durante a administração Bush (2001-2008). 2018. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17528
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jordy Lamarke Sá Torres.pdfJordy Lamarke Sá Torres35.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.