Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17533
Título: Educação ambiental e formação da cidadania na visão dos educandos do 9° ano da Escola Municipal Marlene Alves Mendes (EMEFMAN), Pilõeszinhos/PB
Autor(es): Adailton Clemente da, Silva
Palavras-chave: Educação ambiental
Meio ambiente
Cidadania
Data do documento: 2018
Resumo: O aumento no processo de industrialização tem contribuído de forma negativa com a degradação do meio ambiente e a diminuição da qualidade de vida do ser humano em todo o mundo. A intensificação da urbanização pela qual quase todo o mundo vem passando, trouxe consequências ambientais profundas, principalmente nos países mais pobres. A Educação Ambiental foi proposta como uma ferramenta para a formação de sociedades ambientalmente responsáveis, sendo necessário incorporar a ela as dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais, ecológicas e éticas. O objetivo com a pesquisa foi de fazer uma análise acerca da educação ambiental com a turma de 9º ano da EMEFMAM para formar cidadãos conscientes que sejam capazes de identificar os problemas que afetam o nosso planeta e participar ativamente de sua solução e prevenção. Por isso suas atividades devem permitir aos alunos formarem opiniões que lhes permitam concretizar ações a favor da coletividade e, desta forma exercer com qualidade sua cidadania. A pesquisa aconteceu com adolescentes do município de Pilõezinhos/PB, a partir de entrevistas semiestruturadas, não identificadas, das quais foram colhidas as noções gerais sobre o meio ambiente e as práticas sociais, tanto de degradação, quanto de defesa e proteção ao meio ambiente. Os autores de destaque no estudo, como (Dias 2004, Ribeiro 2004, Jacobi 2003, Melo 2007, santos 2001,Reigota 1998, Macedo 2005, Sato 2004,Tristão 2002, SIrvinskas 2002.);Depois de concluído o estudo se observou que, apesar da unidade escolar ainda ser muito nova, com apenas cinco anos de existência, notamos que diversas atividades estão voltadas para os temas transversais e também existem as praticas de Educação Ambiental, vinculadas as hortas comunitárias e nas disciplinas que tratam de temas ecológicos.
Descrição: SILVA, A. C. da. Educação ambiental e formação da cidadania na visão dos educandos do 9° ano da Escola Municipal Marlene Alves Mendes (EMEFMAN), Pilõeszinhos/PB. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17533
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adailton Clemente da Silva.pdfPDF - Adailton Clemente da Silva4.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.