Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17535
Título: A literatura de cordel em sala de aula: uma proposta didática
Autor(es): José Ferreira dos, Santos Júnior
Palavras-chave: Interacionismo sociodiscursivo
Sequência didática
Gênero discursivo
Data do documento: 2018
Resumo: O presente artigo apresenta a proposta destacar a importância de se trabalhar a leitura e a escrita dos alunos, a partir do uso do gênero discursivo cordel. Ancoramos nossa pesquisa no interacionismo sociodiscursivo (ISD), que entende as práticas de linguagem como instrumentos de desenvolvimento do pensamento consciente humano e da interação social. Nosso objetivo é apresentar o relato de uma sequência didática realizada numa turma de 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública estadual do Município de Guarabira-PB, durante a disciplina Prática Pedagógica II. Desta maneira, direcionamos nossos estudos para o interacionismo sociodiscursivo proposto por Bahktin (2006) e Marcuschi (2002), que defende a aprendizagem como um mérito da interação social; Schneuwly, Bernard & Dolz (2004), sobre as sequências didáticas e Abreu (1999) sobre a histórias dos cordéis e folhetos. Como resultado, pudemos notar melhoras significantes referentes à motivação dos alunos para a leitura e o processo de escrita priorizando a expressão dos temas do cotidiano.
Descrição: SANTOS JÚNIOR, J. F. dos. A literatura de cordel em sala de aula: uma proposta didática. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17535
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Ferreira dos Santos Júnior.pdfPDF - José Ferreira dos Santos Júnior6.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.