Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17536
Título: A cooperação UEPB (BRASIL) e Timor-Leste na perspectiva dos estudantes timorenses de graduação
Autor(es): Gouveia, Camila Mariane Ferreira Dantas
Palavras-chave: Timor-Leste
Brasil
Educação
UEPB
Cooperação internacional
Data do documento: 21-Jun-2018
Resumo: Cooperações internacionais marcam a história de Timor-Leste independente, a partir de 2002. Nelas estão inclusos os acordos bilaterais com o Brasil, a exemplo do Acordo de Cooperação Educacional, celebrado no mesmo ano, que oferece margem para a assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Ministério da Educação de Timor-Leste e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em 2012 no âmbito acadêmico. Este protocolo e seus desdobramentos servem de base para a presente pesquisa. O objetivo do trabalho é apresentar e analisar as experiências dos estudantes bolseiros timorenses que cursam graduação na UEPB e discutir como elas influenciam as escolhas profissionais desses jovens, que se sentem comprometidos com a reconstrução de seu país. Para a coleta de dados foram utilizados meios digitais de comunicação (Facebook, WhatsApp e E-mail) e entrevistas presenciais com 13 estudantes timorenses dos Campus I (Campina Grande) e V (João Pessoa) da UEPB. Os alunos buscaram durante seu curso de graduação adquirir conhecimentos que pudessem ser aplicados em seu país possibilitando-os auxiliar nos processos de state e nation building.
Descrição: GOUVEIA, C. M. F. D. A cooperação UEPB (BRASIL) e Timor-Leste na perspectiva dos estudantes timorenses de graduação. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17536
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Mariane Ferreira Dantas Gouveia.pdfCamila Mariane Ferreira Dantas Gouveia11.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.