Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17538
Título: Land grabbing como fator de disfunção de cooperação Sul-Sul: estudo do caso China-Angola
Autor(es): Mota, Aline Carolina da Rocha
Palavras-chave: Cooperação Sul-Sul
Land grabbing
China
Angola
Data do documento: 11-Jun-2018
Resumo: A Cooperação Sul-Sul (CSS) consolidou-se no seio das relações internacionais como forma alternativa às perspectivas tradicionais de cooperação existentes até o seu surgimento, evidenciando o comportamento mais proeminente dos países subdesenvolvidos. A CSS, atualmente, pode ser identificada como instrumento nos acordos que envolvem aquisições transnacionais de terra, também conhecidos como land grabbing. A partir disto, este artigo busca analisar como tais acordos podem resultar em fatores de disfunção do conceito de Cooperação Sul-Sul gerando novas formas de expropriação e abismos entre países do Sul Global. Para isto, será utilizada a teoria Pós-Colonialista, para inferir sobre as relações sino-angolanas, no que se refere às aquisições de terras. A escolha da teoria está diretamente associada à particularidade do caso anteposto. O artigo levanta a hipótese de que o fenômeno do land grabbing constitui uma disfunção conceitual na CSS, e pode ser identificada pela análise do caso China e Angola. A metodologia utilizada no artigo é de caráter qualitativo, mas quando necessário, faz-se uso de informações quantitativas, exploratório, a partir da análise bibliográfica e documental sobre o caso supracitado, quanto ao método de abordagem, este trabalho utilizará o método indutivo.
Descrição: MOTA, A. C. da R. Land grabbing como fator de disfunção de cooperação Sul-Sul: estudo do caso China-Angola. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17538
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Carolina da Rocha Mota.pdfAline Carolina da Rocha Mota14.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.