Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17550
Título: O uso do glossário como recurso didático para o ensino de Língua Portuguesa
Autor(es): Silva, Maria Edilene Pereira da
Palavras-chave: Lexicografia
Lexicologia
Glossário
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho busca apresentar uma discussão sobre os fatores léxicos, através da Lexicografia e a Lexicologia presentes na composição de glossários. Entre os objetos de análise da Lexicografia também se destaca a palavra, onde o eixo central do estudo se refere à técnica conveniente de sistematização, bem como a ordenação e ao processamento, sendo aplicados assim na construção de vocabulários, dicionários e glossários. A Lexicologia possui uma ligação especial com a semântica, o presente campo de estudo tem como objeto o léxico mediante os subsistemas da língua, incluindo análises estruturais do léxico. Metodologicamente, realizamos uma investigação bibliográfica para dar suporte teórico ao estudo, portanto, no baseamos em Matos (2004), Bidermam (2001), Vilela (1994), Leech (1994) e outro autores. De modo conclusivo, observamos que a Lexicografia está apresentada através de glossários que buscam realizar o ordenamento das informações de modo dinâmico, facilitando o conhecimento sobre os léxicos naturais da língua. A Lexicologia é uma área que se reocupa com os métodos e as técnicas necessárias para o desenvolvimento dos glossários de acordo com as especificidades de cada um, assim é possível realizar um estudo da linguística dominando os fatores estruturais.
Descrição: SILVA, M. E. P. da. O uso do glossário como recurso didático para o ensino de Língua Portuguesa. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17550
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Edilene Pereira da Silva.pdfPDF - Maria Edilene Pereira da Silva3.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.